terça-feira, 3 de agosto de 2010

O que move o Corpo?

Performance : O quê move o corpo (?). 1, 2, 3...

parte 1: Barbear_dor
parte 2: Trans_maker
parte 3: Privado_a.


(Imagem acima, Lúcio Leonn - antes de gravação parte 1)

Trata-se de performance em série de três, com o intérprete-criador Lúcio Leonn. [série gravada em take 1 - sequência 1 (in); locação (noite): Kasa-Sede e gravação da parte 2: Trans_maker em Vila das Artes-Escola de Dança.]- 

Nelas, não procuro indagar respostas. Configuro reflexo de ações com\sem uso de espelho (acentuado em parte 1 e toda obra) pela era de exibição em viver um reality show. Viso também, em outras partes (principalmente, em série 2 e 3) demonstrar possibilidades de sentidos corporais, de estranhamentos, de unir jogos de cenas pela arte de atuação_dança(-teatro)_vídeo_performance, ou de encontros fugazes, - cotidianos - captados da vida, pela Arte - em que se movem corpos de personagens livres, autômatos ou, privados de sentidos.

A música como sempre, se repete durante toda a obra, propositadamente... (Autoria de Divanir (
http://www.myspace.com/divaunicamp) - música dança contemporânea da série: paisagens rítmicas, de nº 2, intitulada “Arida”; acervo pessoal do intérprete.).

E, as partes, Têm acordo firmado de contar somente com Um ajuste de ângulo de câmera fotográfica\digital (antes e,), em 3 dias de gravações interrompidas pelo fluxo de outros afazes do executante; embora em vídeo, durante a captação de imagens em demanda de movimentos do ator, devo atribuir elementos de surpresas; de improvisação; de corpos (em tempo\acaso) e de articulação da ideia esboçada em mente(espaço de criação e de conhecimento mobilizado); outrora, da continuidade lógica (ação de linha de movimentos em concepção narrativa de movimentos coerentes e estéticos), bem como, por objetos, figurinos, cenas pensadas e narradas.
De também, causar estranhamento ao apreciador, por uso de assessórios (prótese, peruca, saco plástico etc.); asseguro como intérprete-criador, em querer marcar as cenas por um aspecto visual de humor e\ou de dramaticidade presente - em corpos firmados num tempo sutil, de minha biografia artística de intérprete profissional em interface de percursos entre a Dança e o Teatro ao longo de mais de 22 anos de carreira; de execução da ação esboçada em mente que, ao cessar a gravação e do corte de imagem, tudo se esvai.
Da parte 3, “Privado_a”, busco finalizar para reinserir em pensamento de imagens, as performances anteriores (1º dia: barbear_dor e 2º dia: trans_maker) que durante o 3º dia de gravação em tempo interrupto e de descontinuidade de sequências gravadas e contados por momentos alternados de tempo\espaço de movimentos e de dias, se fez presente em figurino manipulado e do uso de máscara, em espaço closet

Em todas as séries, Não há prévios ensaios, de testes, de marcações de movimentos do corpo, via coreografias levantadas, de manipulação de cenários, de objetos etc... Outra, o resultado da obra, enquanto trabalho de apreciação e feitura entre o performer (fazedor) e do telespectador – voyeur, ao mesmo tempo se dar, pós-processo, em recursos de produção\captação; ou de recepção- ajustes de imagens no computador para locação (ora de edição, se caso, for preciso) junto à gravação final, em configuração para exposição, em tela espaço público virtual.

Por fim, espero demonstrar por ser o executante da série, também sensações minhas; memórias de se sentir movido pela ação do corpo (ação essa exibida e acentuada por minhas ideias em parte 2- quando abro os bastidores (revelo ações efêmeras) do mundo real\ de intérprete\ momentos antes, da gravação\do corpo movente - para o campo do virtual (vídeo) - contínuo\momento que, posterior, se revelará já gravado e consubstanciado em uníssono corpo da parte 2 em série.), ou de querer cumprir a tarefa em dias de acordo com (meu) prazo estabelecido e de etapa final. Ao mesmo instante sinalizo uma ação dentro da outra. Um cíclico de movimento e do acaso.

E, segue, assim, como movem os corpos de certos transeuntes, dos tel_espectadores, de almas dóceis, gentis ou não, ou sujeitos viventes; todavia, que acionarem seus corpos, não somente à tela do computador, mas de sentirem impulsos, de expurgação de excrementos, de retenção de líquidos, da obrigação de se fazerem presentes (visual) ou, (virtualmente em comunidades navegáveis) para o outro e para si mesmo; até de se tornar "ridículo" diante da vida, sem saber; mas sendo; de acionar reais desejos de viver (só)cial-(corpo)-mente. De demandas que indagam o CORPO, o porquê disso, ou não, daquilo.
Finalmente, há sempre no ar (corpos) de eternos movimentos pulsantes; de re_fluxo contínuo em ambiência de territorialidade. E, para onde move o corpo? Trata-se de outra questão em ordem de série eloquente.


Ficha Técnica Concepção­­_atuação_ produção_figurino_ maquilagem_condução de cenas em edição de imagens por lúcio leonn. Gravado em câmera digital Kodac - dias 19, 20 e 21 de novembro de 2009 Som direto música autoria de Divanir – música dança contemporânea: paisagens rítmicas, nº 2, intitulada, “Arida”. Compact Disc Digital Audio. Acervo pessoal do intérprete.Informações
divanir@iar.unicamp.br
"O ritmo pode instigar e articular o fluxo dos movimentos"(Nietzche). Escrito em capa de seu CD. Locação (In)-(Noites) Kasa-sede e Escola de DançaVila das Artes Operador de edição em imagens computacional (parte 1 e 2): Benjamim. Locação em Youtube: Godyan Wesley de Azevêdo Lucena Produção Kasa-Sede de Teatro & Performances Artísticas Realização Cia. Mono-teatral Agradecimentos\apoio espaço físico (parte 2): Vila das Artes \Escola de Dança
Links (you tube) acesso
Performance: O quê move o corpo (?). 1, 2, 3...
Parte 1: Barbear_dor ; parte 2: Trans_maker; parte 3: Privado_a.
­_O quê move o corpo(?). 1, 2, 3...

*O quê move o corpo(?).

Parte 1: “Barbear_dor”, http://www.youtube.com/watch?v=y8bp4ghAqM0
 
video
*O quê move o corpo(?).

Parte 2: "Trans_maker", http://www.youtube.com/watch?v=92ittxVsPYc
 
video
*O quê move o corpo(?).

Parte 3: "Privado_a", http://www.youtube.com/watch?v=FwEYdNL0pgY

video

Extras:
Lúcio Leonn Canta, ' O Corcunda de Notre Dame ' http://www.youtube.com/watch?v=JPpUaxzoCmo
 

*******************************************
*"A Internet é um instrumento poderoso de ação artístico–cultural, por sua inédita capacidade de levar imagens, textos, e documentos hipermídia, possibilitando assim gerar novos paradigmas no âmbito das propostas do ensino de Arte. Entendendo a arte como uma maneira de organizar variadas experiências, é fundamental integrá-la ao processo educativo, principalmente ao definir sua contribuição para o desenvolvimento de processos mentais.” (Capitulo 11: Aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto Candido Portinari. Subtópico Internet: cultura e poder, (p.124). *Fonte (todo texto) abaixo, disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2010/06/tecnologia-em-interface-pedagogica.html
Vejamos abaixo algumas atividades de exercícios em proposições de experiências organizadas, a fim de ilustração, de exemplificação e da avaliação de ação didática, em diversos meios pedagógicos, de acesso digital.

Atividades de Contextualização Descritiva - pontos de vista de aluno(as)

"A palavra performance em inglês, significa em sua tradução: execução, desempenho, interpretação, espetáculo... E tem relação, porque a arte da performance estar na execução, no desempenho do artista em cena." (aluno Edson Rafael Santos (9 ano C, 2009.) - Emeif Professora Lireda Facó

Da primeira atividade pedagógica ILUSTRATIVA realizada e,  direcionada aos alunos do 9º ano Emeif José Ayrton Teixeira; logo em seguida, fora designada aos alunos, (mesma série) da Emeif Profª LiredaFacó, que ordenou-se, assim:

• Recursos de abordagens: sala de aula\Internet\estudos domiciliares.

 Performance: O quê move o corpo (?). 1, 2, 3... Vídeo You Tube (ano 2009): Acessar: http://notasdator.blogspot.com/2009/11/performance-o-que-move-o-corpo-1-2-3.html

Parte 1: Barbear_dor

Parte 2: Trans_maker

Parte 3: Privado_a

[Intérprete criador Lúcio Leonn, (professor da disciplina).]


1. Parte teórica:

I) Responda a partir de suas pesquisas e estudos direcionados em sala de aula sobre “Performance” – as indagações, abaixo:
a) em sua opinião, o que é Performance?
b) no Brasil, quando se iniciou o movimento em prol da Performance?
c)ao traduzirmos a palavra: “Performance” - do inglês para o português – o que pode significar? Há realmente, uma relação em grau de semelhança ou, de diferença também, com a palavra (o termo), em português? Justifique sua resposta.
2. Parte analítica:
II) assista e analise um dos (03) três vídeos locados no portal You Tube - sobre Performance (http://notasdator.blogspot.com/2009/11/performance-o-que-move-o-corpo-1-2-3.html). Escolha apenas um Vídeo. Em seguida, descreva a partir de seu ponto de vista, a cena apresentada.
Imagens: Parte 1: Barbear_dor (Centro). Parte 2: Trans_maker (à esquerda). Parte 3: Privado_a (à direita)

Do resultado (REFERENTE PARTE II: análise de vídeo, de Estudos sobre a Performance), fiz algumas seleções da escrita de alunos, a fim de compor o texto, abaixo, em depoimentos.

Sobre o vídeo “Trans_maker” (Imagem à esquerda, acima)
 –“No vídeo ele começa a dançar e a mover o corpo, mostrando que o corpo se move sem precisar ter sido ordenado a mover daquele jeito. Ele (professor) só se moveu e depois pegou uma sacola, antes disso, ele pega uma camisa próxima à tela e, logo depois a veste. Antes da sacola, ele ficou com uma peruca e depois a tirou. E, continuou a dançar. Pega uma vasilha\máscara e coloca dentro da sacola. Em seguida, mostra em imagem final, o que Ele utilizou ou o que moveu o corpo para realizar no vídeo: o radio, a mochila, a peruca e o CD\música que ele utilizou nos três vídeos.” (aluno Benedito Alves)
 -“Pelo que entendi do vídeo ele mostra que o corpo move-se como robô e no dia-a-dia o nosso corpo não precisa mover-se como máquina e sim, normal.” (aluna Lara Silva)

-Sobre o vídeo “Barbear_dor” (Imagem centro, acima)
 -“O nosso corpo nos permite fazer escolhas. Muitas delas são feitas através de sensações. Sensações como a dor. Muitas vezes, fazemos escolhas sem saber suas sensações; uma delas é a escolha da higiene e de estar “bem”, de ficar bonito. (...) Aquelas escolhas promovem reações de ‘dor’; no caso de barbear, também. (...) Quando nos cortamos, não paramos o nosso corpo mesmo sentindo dor, em nome da beleza exterior. Quer demonstrar isso no vídeo.” (aluna Rosália)
 - “Quem olha para a maçã e para o barbeador; percebe dois elementos que move o corpo. (...) a maçã que ele come mexe com o corpo e logo depois começa a barbear seu próprio rosto; movimentando seu corpo todo. Ele deu uma expressão de dor ao falar do barbear ‘dor’, se movimentando. Ao terminar lavou o rosto e mostrou ser outro homem, através de movimento a barbear seu rosto.” (aluna Rosiane Moura)
 -“Esse vídeo mostra que qualquer movimento que você queira fazer mexe com seu corpo por inteiro.” (aluna Nágila Maria)
 -“(...) No meio do vídeo, para se distrair ele começa a cantar; tira a barba muito rápida. No final do vídeo, Ele canta novamente, enxágua o rosto; tira a camisa e joga sobre a tela. E, por todos esses pontos do vídeo, o achei super interessante.” (aluna Esterlane)
 -“O vídeo (...) fala sobre uma indecisão. O que pode mover o nosso corpo? O ator fica indeciso entre o barbeador e a maçã. Então, acaba se decidindo a comer a maçã a se barbear. Só que, o que chama a atenção é que seus dentes são falsos. Ele os tira para comer a maçã. Quando ele se barbeia (...) ele usa a câmera como espelho. Enfim, o que move o corpo nesse vídeo? São as nossas escolhas no dia-a-dia. Isso move o nosso corpo.” (alunos Lucas e Sabrina)

-Sobre o vídeo “Privado_a” (Imagem à direita, acima)
 -“O vídeo nos mostra uma situação cotidiana, mas abordada de uma forma artística, quase surreal, que parece não ter sentido algum. No entanto, se prestarmos atenção, notamos que é uma pessoa comum, em seu momento íntimo; no banheiro.” (aluno Thiago)
 -“O vídeo mostra uma forma engraçada de um momento de ir ao banheiro. O personagem parecia estar dançando com a própria roupa. Sem falar nada ele vai embora; assim, como veio: sem sentido.” (aluno Rafael)
 - “O personagem estava 'nu', segurando sua roupa e de máscara. Começou a dançar de forma engraçada; fez suas necessidades fisiológicas e foi embora. Não tem sentido, mas dá para rir um pouco...” (aluno Ismael).
Vide também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário