quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cada máscara cobra um tipo específico de gestualidade: qual é o corpo de sua máscara? Qual é o seu modo de se locomover?


Com qualquer outra forma de máscara -Experimente e comunique sua vivência através de uma cena estática. Lembre-se que cenas estáticas potencializam o sentido da máscara e devem traduzir seu trabalho gestualSobre a importância da preparação corporal do ator teatral,

Preparação-1ª imagem neutra, pondo a máscara (adquirida em Rio 2008), “tradicional”
Imagem 1>
Atuando com máscaras: economia e funcionalidade




(Roubine, (1987) - A Arte do Ator: O Gesto e O Corpo) deve-se considerar que o corpo e o gesto são a interação viva entre as possibilidades reais (corpo biológico) e da criação (corpo artesanal). Assim, os procedimentos das ações e do saber estar em cena, resulta teatralidade (corpo arquitetônico), logo, exalta o contexto do processo e, acima de tudo, revela o trabalho do intérprete, como todo o conjunto cênico em uníssono.

[Imagens captadas sem flash-fotocelular mega pixels: f=45mm1:2.6]














****
1. Ver corpo inanimado pelo uso da mesma máscara-fotos aqui pelo aluno-ator, em outra situação video-dramática em (O quê move o corpo(?). Parte 3: "Privado_a (http://www.youtube.com/watch?v=FwEYdNL0pgY)," performance em série de três, com Lúcio Leonn.):

Nenhum comentário:

Postar um comentário